quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

3 Atividade.1 – Socialização do PITEC

EPROINFO - NTE – CAMPINA GRANDE
CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS 
Tutora: Antônia Maria de Oliveira
Atividade 3.1 – Socialização do PITEC
Aluna: Maria Luzinete Pordeus Lisboa
PROJETO DE LEITURA – LER POR PRAZER
JUSTIFICATIVA
Percebendo a importância de colaborar para que o aluno leia com domínio os diferentes gêneros e compreenda a leitura em seus diversos objetivos, proponho um trabalho a fim de que os alunos tenham maior acesso à diferentes portadores de texto, especialmente o literário.
OBJETIVOS
Os objetivos são abrangentes e pretendem atingir os diferentes níveis de leitores. Espera-se:
Despertar e incentivar o interesse pela leitura;
Facilitar o acesso do aluno aos diferentes portadores de texto;
Enriquecer o vocabulário;
Desenvolver as habilidades lingüísticas: falar, escutar, ler e escrever;
Trabalhar a leitura com diferentes objetivos: busca de informação, de prazer, para comunicar um texto a um auditório, etc;
Contribuir para a formação de leitores autônomos e competentes;
Propor atividades em que os alunos tenham que perguntar, opinar, resumir comparar opiniões, confrontar...
DURAÇÃO
Março a dezembro de 2011.
ESTRATÉGIAS
Definição dos direitos e deveres do leitor;
Leitura em grupo, em sala de aula, de um livro paradidático bimestralmente;
Leitura dramatizada de capítulos de um livro ou um texto;
Produção de cartas para um amigo incentivando a leitura;
Produção de murais para divulgação dos livros lidos pelos alunos (propaganda da leitura);
Audição de CD com diferentes gêneros: poemas, contos, lendas, etc;
Leituras de gêneros como: contos, causos, poemas; crônicas, jornais, revistas, histórias em quadrinhos e outros;
Exibição de filmes;
Visita à Biblioteca Pública;
Empréstimo de livros da sala de leitura;
Teatro de Fantoches
Leitura dramatizada;
Leitura compartilhda (feita pela professora e pelo aluno);
Semana da poesia;
Jogos de leitura;
Monitoramento da leitura bimestral;
Criação de Blog e Orkut da escola para expor e divulgar os momentos do projeto;

RECURSOS                                                                        

Obras literárias;
Internet;
Jornais;
Revistas;
DVDs;
CDs;
Data show;
Textos didáticos;

AVALIAÇÃO
Será realizada a avaliação da leitura do aluno pela professora, que estabelecerá critérios e os divulgará aos alunos; a fim de monitorar, principalmente, os avanços e os resultados do projeto. Além disso, a professora realizará atividades seqüenciais de produção escrita que demonstrarão que objetivos foram alcançados e quais adequações serão necessárias durante o desenvolvimento do projeto, para que as atividades de leitura auxiliem no desenvolvimento da competência escritora do aluno.